Elisão e evasão fiscal. Entenda os termos.
- limaconsultoriadia

- 11 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Você já conhece esses termos?
Existe uma grande diferença entre a elisão fiscal e a evasão fiscal e para entender o sistema tributário é importante saber a distinção entre eles.
ELISÃO FISCAL A Elisão consiste na prática de atos lícitos para a economia de tributos, onde é anterior a incidência tributária. Tem o objetivo de impedir a ocorrência de um determinado fato gerador sendo por exclusão do contribuinte ou somente pela redução do montante tributário a ser pago, referindo-se as condutas lícitas do planejamento do imposto ou economia deste.
A Elisão geralmente ocorre por incentivos fiscais. Esses benefícios fiscais são fornecidos pela própria administração pública, por conta de descontos ou isenções que implicam diretamente na carga tributária.
Estudos mais aprofundados podem identificar e aproveitar de forma legal formas de economizar com os impostos, sem deixar de lado qualquer obrigação.
EVASÃO FISCAL A evasão é a prática ilícita realizada antes ou após o fato gerador do tributo como fraude, sonegação e omissão de informação, tendo o objetivo de se furtar do pagamento de tributos. Utilizar essas estratégias tira a credibilidade do seu negócio, desvaloriza os princípios éticos, que devem ser prioridade de uma empresa, e ainda desobedece às leis essenciais para o compliance.
Um bom planejamento tributário é importante para conformidade e elisão fiscal.
Sua empresa pode economizar com imposto estando inserida no regime tributário adequado. Entendendo a base econômica do seu negócio para localizar as oportunidades para a minimização dos seus tributos.

Conte com nossos especialistas em Direito Tributário.
🏦 Lima Consultoria Jurídica e Tributária
📱 55 11 99371 8600
📍Rua das Turmalinas, 98, 2° andar, Centro, Diadema - SP
📞 11 2375 0921





Comentários