Compliance, o que é e como implementar?
- 7 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Na crise, as incertezas geram tensão nos negócios e faz com que os gestores tenham que tomar decisões rápidas. Existe a possibilidade de uma decisão violar determinada lei, contrato ou até mesmo os valores que a empresa construiu durante anos, por isso é de extrema importância observar o conceito de compliance, que têm um papel fundamental dentro das regras da governança corporativa.
Compliance significa agir conforme as leis e regras internas e externas à organização, estar em conformidade, o termo é originado do verbo inglês “to comply”.
Agir em conformidade, ou agir em compliance, é colocar em prática ações que garantem relações éticas e transparentes entre empresas e
seus clientes, principalmente se o cliente for de alguma esfera do governo.
O compliance tem o objetivo de proporcionar segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente. Prevenindo irregularidades que podem afetar o desempenho, os valores e a reputação da empresa no mercado.
Vantagens de estar em compliance
A empresa que investe num código de conduta, mostra-se como uma instituição séria e comprometida com boas práticas, transmitindo uma imagem sólida, que é um ativo valioso no mercado. Além das seguintes vantagens:
linhas de crédito com descontos
melhor retorno dos investimentos
valorização da empresa
maior credibilidade junto a investidores
aumento do lucro
os colaboradores possuem uma clara visão da cultura exercida dentro da empresa
o negócio torna-se mais sólido e sustentável
vantagem competitiva no mercado
economia com ações judiciais de qualquer ordem
Implementação de compliance
Elaborar um código de conduta, de linguagem acessível;
Divulgar aos funcionários a importância de seguir os padrões estabelecidos no código de conduta, sempre lembrando que o exemplo vem de cima. Lembrando que é de suma importância que a direção da empresa aja de maneira impecável;
Criar canais internos de denúncias, nos quais os próprios funcionários possam relatar atividades em desconformidade com os preceitos da empresa;
Deixar claro que a empresa não se envolve em práticas moralmente questionáveis, embora possam ser aparentemente legais, além, é claro, de cumprir todos os regulamentos. Dessa forma, passa a tão buscada imagem de uma empresa íntegra e idônea.
Após a implantação é necessário monitorar, revisar e adequar periodicamente o sistema.
Tipos de compliance
Empresas e instituições de diferentes segmentos aplicam ações de compliance, o que fez surgir uma variedade de programas. Alguns dos principais tipos de compliance são:
Empresarial
Trabalhista
Tributário e fiscal
Socioambiental
Jurídico

Quer implementar o compliance na sua empresa? Converse com nossa equipe.
O advogado, por meio da consultoria jurídica, atua junto a empresas e instituições na implementação de programas de conformidade, garantindo o cumprimento das normas internas e da legislação estabelecida pelo poder público, minimizando riscos e evitando danos.
⚖️www.lima-consultoria.com
📌Rua das Turmalinas, 98, 2° andar, Centro, Diadema - SP
(11) 2375-0921 | (11) 99371-8600





Comentários